Nesta terça (07) foi disponibilizado o vídeo da série Balaio de Fatos, em homenagem a Mestra Zeza do Coco, uma das mestras mais queridas e respeitadas de Alagoas. A série visa registrar e divulgar em vídeo, exclusivamente pela Internet, depoimentos de pessoas que atuam no fazer e produzir cultura em Alagoas, como mestres da cultura popular, carnavalescos, músicos, lideranças, dentre tantos outros.
Maria José Rodrigues Ferreira da Silva, a Zeza do Coco, contou um pouco de sua história, como começou na cultura popular, sua relação com sua sogra, Dona Hilda da Silva, Mestra de Coco, falecida em 2010, e suas expectativas para o futuro do coco e sua relação com as novas gerações.
A série é dirigida e produzida pelo Jornalista e Produtor Cultural Keyler Simões, com a colaboração dos produtores culturais Reinaldo Silva e Eugênio Vilela, numa iniciativa da SACI- Serviço de Atenção Cultural Inteligente, produtora dedicada a projetos culturais que se desenvolvam, também, com novas mídias e propostas inovadoras.
As entrevistas da série Balaio de Fatos serão lançadas aqui no site de mesmo nome e em canais diversos no Youtube e nas redes sociais, trazendo sempre uma entrevista ou um especial. “Cada entrevista é um banho de história e experiências de quem vive e produz a cultura em nosso estado”, explicou Simões.
Nesta primeira fase, a série traz programas com o instrumentista Chau do Pife, com o sanfoneiro Lula Sabiá, o presidente da Liga de Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió, Zé do Boi, e com o carnavalesco e presidente da Escola de Samba Gaviões da Pajuçara, José Hilton, mais conhecido por Prego, além da própria Mestra de Coco, Zeza do Coco.
A primeira entrevista publicada, foi com José Prudente de Almeida, mais conhecido carinhosamente como Chau do Pife, mostrando vários momentos de shows e um depoimento recheado de histórias e bom humor
Informações:
https://balaiodefatos.blogspot.com
(82) 98702-2784 ou 99971-4281
Nenhum comentário:
Postar um comentário