QUEM SOMOS

Keyler Simões

Jornalista e Produtor Cultural


Formação Acadêmica: Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo

Experiência Profissional:

-Trabalha com produção cultural há 28 anos, produzindo eventos, festivais, espetáculos, vídeo-documentários, CDs de mestres e grupos populares, artistas e projetos especiais de valorização histórica de nossa cultura;

- Como Jornalista já produziu programas de rádio com ênfase na produção cultural; trabalhou como assessor de comunicação para diversos grupos e artistas; além de projetos especiais; criou o site Tudo Alagoas.com.br e depois, atualmente, é o responsável pelo maior site de divulgação da produção cultural alagoana, o Balaio de Fatos. Trabalhou por 5 anos na Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL), que administra os Teatros Deodoro e de Arena Sérgio Cardoso, no cargo de Assessoria de Comunicação. Foi Presidente da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL).

 2013 - 2020 ______________________________________

- Trabalhou como Diretor de produção Cultural na Fundação Municipal de Ação Cultural, de Maceió, onde Produziu ou Coordenou os projetos ou eventos abaixo:

2013

·         Concertos para Maceió

·    O projeto GIRO DOS FOLGUEDOS tem como principal objetivo divulgar e incentivar a cultura popular de Maceió. A ação consiste em promover exibições de folguedos e outros grupos típicos da cultura popular maceioense e alagoana em mini palcos dispostos ao longo de uma rua, praça ou calçadão.

·         XANGÔ REZADO ALTO

A segunda edição do projeto XANGÔ REZADO ALTO reuniu representantes de comunidades tradicionais e grupos de matriz africana em um grande cortejo que percorreu as ruas do Centro de Maceió e culminou numa série de apresentações culturais, na Praça Floriano Peixoto, em 1º de fevereiro. A ação acontece em memória do episódio histórico que ficou conhecido como ‘O Quebra dos Terreiros’, ocorrido em Maceió no ano de 1922. Em 2013, a Fundação Municipal de Ação Cultural apoiou a realização do evento que tem como idealizadora a Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

·         FESTIVAL DE BUMBA MEU BOI

O FESTIVAL DE BUMBA MEU BOI já é tradição em Maceió. Durante o evento, os grupos de bumba meu boi da cidade se enfrentam numa arena festiva para disputar o título de campeão do grupo especial e do grupo de acesso. A ação incentiva e colabora para a manutenção dessa que é uma das maiores tradições populares de Maceió e ajuda a fortalecer a identidade e a autoestima não somente dos brincantes, mas de toda a comunidade que assiste, colabora e torce. Em 2013, foi realizada a 21ª edição do Festival, em abril, na Praça Multieventos, Pajuçara. A ação foi uma parceria da Prefeitura com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió

·         CONCERTO PARA AS MÃES

O projeto CONCERTO PARA AS MÃES é a homenagem da Prefeitura de Maceió para todas as mães da cidade. A ação consiste na apresentação do Grupo Ero Dictus e do Coral Coretfal, que encantam o público com uma verdadeira declaração de amor em forma de música, canto e poesia. Em 2013, foi realizada uma edição do projeto, em maio, na Praça de Multieventos, Pajuçara.

·         SÃO JOÃO – De Jacinto a Tororó, São João é em Maceió

O projeto “DE JACINTO A TORORÓ, SÃO JOÃO É EM MACEIÓ” reuniu mais de cem artistas locais e diversas atrações de renome nacional para comemorar a efeméride mais popular do Nordeste. A ação contou com programação espalhada por toda cidade: Arraial Central, no bairro Jaraguá; Forrock, no Posto 7, na Praia de Jatiúca; Forró nos Mercados; e Arraial dos Bairros, em diversos bairros de Maceió. As atividades do projeto foram desenvolvidas durante todo o mês de junho de 2013.

·         198 ANOS DE MACEIÓ

As comemorações pelos 198 ANOS DE MACEIÓ duraram uma semana com programação cultural diversa. Entre os eventos integrados destacam-se a 4ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano, o 29º Salão de Artes Visuais da Marinha e os 40 Anos do Ballet Eliana Cavalcanti. A grande festa contou com quase 200 artistas alagoanos reunidos para o emocionante espetáculo Senhora dos Prazeres, numa noite memorável que contou ainda com o brilho dos ícones da música brasileira: Djavan e Hermeto Pascoal. A festa foi realizada em diversos pontos da cidade no período de 4 a 9 de dezembro e teve como ponto alto o dia 5, com os shows gratuitos no estacionamento do bairro histórico de Jaraguá.

·         SAURÊ PALMARES

O projeto SAURÊ PALMARES nasce no Mês da Consciência Negra como homenagem da Prefeitura de Maceió à cultura afro-brasileira produzida na cidade. O evento prevê a ocupação da Praça dos Palmares com atividades artísticas e culturais diversas como: dança, música, capoeira, exposições, artesanato e comidas típicas. A ação colabora para o fortalecimento do segmento da cultura afro-brasileira por meio do reconhecimento, valorização e divulgação das especificidades culturais das comunidades tradicionais de matriz africana e combate ao racismo. Em 2013, foi realizada uma edição do projeto, em novembro, na Praça dos Palmares, Centro.

·         FESTEJOS NATALINOS

Os FESTEJOS DE NATAL aconteceram pela manhã, tarde e noite por durante o mês de dezembro. Foram 60 apresentações de 30 corais diferentes somados aos nossos folguedos natalinos. O ponto alto foi no dia 22, quando aconteceu o grande encontro dos corais e o espetáculo Auto de Natal do Quinteto Violado, na Praça Multieventos, na Pajuçara. Também fez parte da programação a tradicional Substation, festa de música eletrônica que agitou a antiga estação ferroviária de Jaraguá, no dia 24.

·         RÉVEILLON

O RÉVEILLON em Maceió foi marcado pela descentralização e clima de paz. A festa pensada para toda a família aconteceu nos bairros de Ponta Verde, Ipioca, Jacintinho e Clima Bom com apresentações de artistas locais e nacionais como Edson Gomes, Moraes Moreira, Jair Rodrigues e Katinguelê.

2014

GIRO DOS FOLGUEDOS

O projeto GIRO DOS FOLGUEDOS tem como principal objetivo divulgar e incentivar a cultura popular de Maceió. A ação consiste em promover exibições de folguedos e outros grupos típicos da cultura popular maceioense e alagoana em mini palcos dispostos ao longo de uma rua, praça ou calçadão. Em fevereiro a edição foi especialmente inserida no Projeto Xangô Rezado Alto.

MACEIÓ VERÃO

Durante sete semanas – de 4 de janeiro a 15 de fevereiro de 2014 – o MACEIÓ VERÃO reuniu no Alagoinhas o melhor da música contemporânea brasileira em shows gratuitos. Passaram pelo palco 14 artistas alagoanos e sete atrações de renome nacional. Em 2014, as atrações nacionais foram: Cidade Negra, Biquini Cavadão, Ivan Lins, Fernanda Abreu, Arnaldo Antunes, Monobloco e Lenine.

XANGÔ REZADO ALTO

O projeto XANGÔ REZADO ALTO reuniu representantes de comunidades tradicionais e grupos de matriz africana em um grande cortejo que percorreu as ruas do Centro de Maceió e culminou numa série de apresentações culturais, na Praça Floriano Peixoto. A ação acontece em memória do episódio histórico que ficou conhecido como ‘O Quebra de Xangô, ocorrido em Maceió no ano de 1922. A celebração aconteceu pelo terceiro ano consecutivo, mas pela primeira vez foi capitaneada pela Prefeitura de Maceió. Em 2014, o Xangô Rezado Alto teve suas atividades realizadas no dia 31 de janeiro.

CARNAVAL

O CARNAVAL 2014 destaca a retomada dos festejos carnavalescos na capital. Foram nove polos espalhados pela cidade com diversas atrações culturais, blocos e shows musicais. Dentre os polos onde aconteceram as festividades estão: Benedito Bentes, Ponta Grossa, Pontal da Barra, Jacintinho, Clima Bom, Ipioca, Pajuçara e Jatiúca (Posto 7). A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural, deu apoio à formação de mais 50 blocos comunitários, através de edital lançado pela Prefeitura. Com isso, 103 blocos foram apoiados. O Carnaval 2014 apoiou o Desfile das Escolas de Samba de Maceió e também as prévias carnavalescas Jaraguá Folia, Pinto da Madrugada e demais blocos que desfilaram na orla da Pajuçara e Ponta Verde no sábado que antecedeu o Carnaval.

FESTIVAL DE BUMBA MEU BOI

O FESTIVAL DE BUMBA MEU BOI é tradição garantida em Maceió. Durante o evento, os grupos de bumba meu boi da cidade se enfrentam numa arena festiva para disputar o título de campeão do grupo especial e do grupo de acesso. A ação incentiva e colabora para a manutenção de uma das maiores tradições populares de Maceió e ajuda a fortalecer a identidade e a autoestima não somente dos brincantes, mas de toda a comunidade que assiste, colabora e torce. Em 2014, o Festival de Bumba Meu Boi chegou a sua 22ª edição e foi realizada no mês de abril, na Praça de Multieventos, Pajuçara. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Maceió e a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió.

ATO SHOW DA LIBERDADE

Em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e a Secretaria de Estado da Cultura, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), relembrou os 50 anos do golpe militar no país. O evento ocorreu na mesma data da implantação da ditadura militar que perdurou o período entre 1964 e 1985. O Show reuniu vários artistas que cantaram e declamaram poemas comprometidos com a liberdade e a democracia. Com participações de Dhyda Lyra, Wilma Miranda, Roberta Aureliano, Igbonam Rocha, Luiz Pompe, Almir Lopes, Leureny e Elaine Kundera.

CONCERTO PARA AS MÃES

O CONCERTO PARA AS MÃES é a homenagem da Prefeitura de Maceió para todas as mães da cidade. Este ano a ação contou com apresentações do maestro alagoano Everaldo Borges e da atração nacional Guilherme Arantes. Em 2014, a homenagem aconteceu no mês de maio, na Praça de Multieventos, Pajuçara.

SÃO JOÃO – São João em Maceió é Festa, Futebol e Forró

O SÃO JOÃO de Maceió reuniu dezenas de artistas locais e diversas atrações de renome nacional para comemorar a festa mais popular do Nordeste. Pelo segundo ano consecutivo, os festejos juninos aconteceram de forma descentralizada com programação espalhada por toda cidade: Arraial Central, no Jaraguá; Forrock, na Jatiúca; Forró no Mercado, em cincos mercados públicos; e 50 Arraiais espalhados por 30 bairros. As atividades do projeto foram desenvolvidas durante todo o mês de junho de 2014.

CULTURA NO OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa contou com diversas iniciativas de combate ao câncer de mama durante todo o mês e, para encerrar a campanha, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), preparou um final de semana com ações de cultura, moda e esporte. No dia 30, as praias de Ponta Verde e Pajuçara receberam a Corrida de Rua Maceió Rosa. Na sexta-feira (31), foi a vez do Bazar Solidário Maceió Rosa Chic, realizado na Praça de Multieventos na Pajuçara, onde foram vendidos roupas, sapatos e acessórios, e o valor arrecadado, doado as instituições participantes do Outubro Rosa como a Rede Feminina de Combate ao Câncer. E para encerrar o final de semana, a orla da Pajuçara recebeu dois grandes shows, dia 31 com Wilma Araújo, cantando Roberto Carlos, e dia 1º de novembro com dezenas de vozes do Coretfal, com o espetáculo “Cantando o Brasil”.

GINASTAS DINAMARQUESES

O Grupo de Ginástica SounderJulland Gym Team da Dinamarca apresentou em dois shows gratuitos e abertos ao público, sendo um no Ginásio Arivaldo Maia, Jacintinho, no período da tarde e o outro na Praça de Multieventos, Pajuçara, à noite. Em turnê pelo Brasil, o grupo passou pelo Rio de Janeiro até Alagoas. Em Maceió, a ação conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e do Comitê do Programa Juventude Viva em Maceió.

SAURÊ PALMARES

A segunda edição do projeto SAURÊ PALMARES voltou a celebrar a cultura afro-brasileira no mês em que se comemora do Dia da Consciência Negra. A ação voltou a ocupar a Praça dos Palmares com atividades artísticas e culturais como dança, música, capoeira, exposições, artesanato e comidas típicas. Este ano, o Saurê Palmares teve sua programação expandida para o calçadão do comércio, onde frequentadores e trabalhadores puderam conferir a beleza de grupos populares com temática afro-brasileira. A ação colabora para o fortalecimento do segmento da cultura afro-brasileira por meio do reconhecimento, valorização e divulgação da cultura das comunidades tradicionais de matriz africana e do combate ao racismo. A segunda edição do projeto aconteceu em novembro, na Praça dos Palmares, Centro.

FESTA DAS ÁGUAS

A Praça de Multieventos, na Pajuçara, foi palco da Festa das Águas, uma celebração a diversidade étnica e cultural de Maceió, que aconteceu, às 16h, no dia oito de dezembro, reunindo turistas, capoeiristas e simpatizantes da religião de matriz africana. A ação foi realizada pela Articulação da Cultura Popular e Afro-alagoana, com apoio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Entre as diversas atrações estavam presentes os grupos Afoxé Odô Iyá, Afoxé Oju Omin Omorewá, Afoxé Povo Exu, Afro Mandela, Ara funfun Omangê (Inaê/Guesb), Civilização Negra, Coletivo Afrocaeté, Maracatu Raízes da Tradição e Orquestra de Tambores, além da presença de Fagner Dubrown, Linete Matias, Rogério Dyas, Sandro Santana e Zeza do Coco.

RÉVEILLON

O RÉVEILLON em Maceió foi marcado pela descentralização e clima de paz. A festa pensada para toda a família aconteceu nos bairros de Ponta Verde, Ipioca, Jacintinho e Clima Bom, onde diversos talentos alagoanos e atrações de renome nacional se apresentaram.

 

2015

GIRO DOS FOLGUEDOS

O projeto GIRO DOS FOLGUEDOS tem como principal objetivo divulgar e incentivar a cultura popular de Maceió. A ação consiste em promover exibições de folguedos e outros grupos típicos da cultura popular maceioense e alagoana em mini palcos dispostos ao longo de uma rua, praça ou calçadão.

MACEIÓ VERÃO – Maceió 200 anos de verão

Durante cinco semanas, o MACEIÓ 200 DE VERÃO reuniu na orla de Pajuçara o melhor da música contemporânea brasileira em shows gratuitos. Passaram pelo palco 11 artistas alagoanos e cinco grupos de renome nacional. Em 2015, as atrações foram: Nando Reis, Diogo Nogueira, Frejat, Zeca Baleiro, Os Paralamas do Sucesso, Millane Hora, Fator 4, Orquestra de Gafieira Cai Dentro, Wilma Araújo, Elisa Lemos, Felipe de Vas, Blues Mascavo, Roberta Aureliano, Dydha Lyra, Leureny, Desa e Vitor Pirralho.

CARNAVAL – Carnaval do Maestro Manezinho

O CARNAVAL 2015 começou no dia 6 de fevereiro, no Jaraguá Folia, com as prévias carnavalescas. Os amantes da folia desfilaram em dezenas de blocos de rua durante o Jaraguá Folia e o Maceió Folia, quando as fantasias e orquestras de frevo tomaram ruas do bairro histórico de Jaraguá e da Avenida Dr. Antônio Gouveia, na orla de Pajuçara. Durante o Carnaval, o destaque foi para a irreverência do maceioense que protagonizou a festa em diversos bairros da cidade colocando na rua dezenas de blocos. O tradicional desfile de escolas de samba também foi destaque na programação. A Prefeitura de Maceió incentivou a manifestação popular nas prévias e também durante o carnaval oferecendo ajuda de custo a 63 blocos carnavalescos selecionados via edital.

XANGÔ REZADO ALTO

Em sua 4ª edição, o projeto XANGÔ REZADO ALTO reuniu representantes de comunidades tradicionais e grupos de matriz africana em um grande cortejo que percorreu as ruas do Centro de Maceió, a partir da Praça D. Pedro II, e culminou numa série de apresentações culturais, na Praça Floriano Peixoto. A ação acontece em memória do episódio histórico que ficou conhecido como ‘Quebra de Xangô’, ocorrido em Maceió no ano de 1922. Em 2015, o Xangô Rezado Alto teve suas atividades realizadas no dia 02 de fevereiro.

MÊS DA MULHER

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em oito de março, Maceió contou com apresentações do espetáculo “Canto por todos os Cantos”, do Coretfal. Três apresentações gratuitas aconteceram no Centro e em escolas públicas da cidade. A ação foi realizada pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), com apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) do Ministério da Cultura (MinC).

DIA DO ARTESÃO

No Dia do Artesão, comemorado em 19 de março, os profissionais que usam as mãos a favor da arte alagoana ganharam uma homenagem especial da Prefeitura de Maceió: um show especial com Nelson da Rabeca. A apresentação aconteceu às 18h no Espaço Eu Amo Maceió, no Parque Shopping. A ação é fruto do apoio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia (SEMTABES) e o Parque Shopping.

FESTIVAL DE BUMBA MEU BOI

O FESTIVAL DE BUMBA MEU BOI é tradição garantida em Maceió. Durante o evento, os grupos de bumba meu boi da cidade se enfrentam numa arena festiva para disputar o título de campeão do grupo especial e do grupo de acesso. A ação incentiva e colabora para a manutenção de uma das maiores tradições populares de Maceió e ajuda a fortalecer a identidade e a autoestima não somente dos brincantes, mas de toda a comunidade que assiste, colabora e torce. Em 2015, o FESTIVAL DE BUMBA MEU BOI chegou a sua 23ª edição e foi realizado no mês de abril, na Praça de Multieventos, Pajuçara. A ação é fruto da parceria entre a Prefeitura de Maceió e a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió.

SÃO JOÃO – São João dos 200 anos: Lembrando Clemilda e Gerson Filho

O SÃO JOÃO reuniu dezenas de artistas locais e diversas atrações de renome nacional para comemorar a festa mais popular do Nordeste. Pelo terceiro ano consecutivo, os festejos juninos aconteceram de forma descentralizada com programação espalhada por toda a cidade: Arraial Central, no Jaraguá; Forrock, também no Jaraguá; Forró nos Mercados, em cincos mercados públicos; e 50 Arraiais espalhados por 26 bairros. As atividades do projeto foram desenvolvidas durante todo o mês de junho de 2015 e fizeram parte do conjunto de ações que homenageia os 200 anos da capital.

PÁTIO CULTURAL

No mês das tradições populares, o Shopping Pátio junto com a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) e da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (SEMTABES), inaugurou um calendário de oficinas, exposições, feira de artesanato, apresentações de folguedos e danças populares. A feira teve início em 11 de agosto e seguiu até o dia 31. A ação também contou com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

CONCERTO NO PARQUE

O Parque Municipal de Maceió se tornou cenário para o projeto CONCERTOS NO PARQUE, que traz apresentações de música erudita com a Camerata Ero Dictus. A ideia é levar a música erudita para cenários diferentes e proporcionar ao maceioense acesso a esse segmento musical revelando a alegria da música erudita contemporânea. O CONCERTO NO PARQUE é uma realização Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. Os Concertos no Parque Municipal integram o Programa Ações Culturais para Maceió.

ESCULTURAS

Maceió ganhou ESCULTURAS dos alagoanos Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda, grandes nomes das letras e da literatura reconhecidos internacionalmente. Esculpidas em bronze pelo mineiro Léo Santana, as obras eternizam os homenageados na paisagem urbana da capital. As esculturas estão na orla marítima da cidade. Graciliano Ramos de pé, parece caminhar na enseada de Pajuçara; enquanto Aurélio pode ser visto sentado à beira mar da Ponta Verde.

SAURÊ PALMARES

A terceira edição do projeto SAURÊ PALMARES voltou a celebrar a cultura afro-brasileira no mês em que se comemora do Dia da Consciência Negra, novembro. Desta vez, a ação ocupou a Praça Deodoro com atividades artísticas e culturais como dança, música, capoeira, exposições, artesanato e comidas típicas. A programação tomou ainda o calçadão do comércio, onde frequentadores e trabalhadores puderam conferir a beleza de grupos populares com temática afro-brasileira. A ação colabora para o fortalecimento do segmento da cultura afro-brasileira por meio do reconhecimento, valorização e divulgação da cultura das comunidades tradicionais de matriz africana e do combate ao racismo. A ação foi realizada em parceria com o Ministério da Cultura.

MACEIÓ MEU XODÓ

As comemorações pelos 200 anos de Maceió tiveram seu clímax no dia cinco de dezembro, dia do aniversário da cidade. Para marcar a data, a Prefeitura de Maceió apresentou o espetáculo MACEIÓ MEU XODÓ, no estacionamento de Jaraguá, num encontro de cerca de 500 artistas que cantaram, dançaram e exibiram o melhor da nossa cultura. O espetáculo foi realizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC) em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.

RÉVEILLON

A VIRADA PARA 2016 foi marcada por um show de cor, luz e som em Maceió. Foram 12 minutos de espetáculo piromusical – ação inédita no REVEILLON da capital – com fogos de artifício e música sincronizados para deleite do público. O espetáculo aconteceu na orla marítima. O Espetáculo piromusical foi realizado em parceria com o Governo do Estado.

 

2016


MACEIÓ VERÃO 2016

Durante quatro semanas – do mês de janeiro – o Maceió Verão reuniu na orla de Pajuçara o melhor da música contemporânea brasileira em shows gratuitos para a população. Passaram pelo palco artistas alagoanos e grupos de renome nacional. Em 2016, as atrações foram Daniela Mercury, Titãs, Jorge Ben Jor, Troco em Bala, Gato Negro, Irina Costa, Afro Mandela, Naná Martins, Xique Baratinho, Big Jones, Vibrações e Favela Soul.


CARNAVAL 2016

A Fundação Municipal de Ação Cultural realizou os festejos carnavalescos nos bairros do Benedito Bentes, Jacintinho, Ponta Grossa, Vergel do Lago, Ipioca, Fernão Velho, Pontal da Barra e Jaraguá, este último como polo alternativo para a inserção de estilos musicais como o rock e o rap na programação. Com isso, a Prefeitura de Maceió garantiu ao maceioense o acesso a uma programação festiva e de qualidade durante a festa mais popular do Brasil. Os polos festivos foram selecionados por meio de chamada pública e organizados pelas próprias comunidades envolvidas.


XANGÔ REZADO ALTO

A quinta edição do projeto Xangô Rezado Alto aconteceu em 2016. A ação marca a luta de lideranças e simpatizantes das comunidades de matriz africana contra a intolerância religiosa em Alagoas e celebra a memória do episódio que ficou conhecido como ‘Quebra de Xangô’ – quando, em 1912, casas de cultos afrorreligiosos de Maceió foram invadidas e destruídas. A celebração reúne integrantes de comunidades de terreiro, artistas, simpatizantes e grupos culturais ligados à temática afro-brasileira. No palco destinado às apresentações, a mostra cultural conta com a participação de grupos como a Orquestra de Tambores, Banda Afro Zumbi, Grupo Iyá Capoeira, Banda Afro Afoxé, Coletivo Afrocaeté e Afoxé Odô Iyá.


MACEIÓ MEU XODÓ NO BENEDITO BENTES

O Espetáculo Maceió Meu Xodó reuniu, em 2015, mais de 400 artistas que cantaram, dançaram e exibiram o melhor da cultura local durante uma grandiosa apresentação realizada no estacionamento do Jaraguá. O evento fez parte da comemoração dos 200 anos da capital e também marcou o início das comemorações pelos 30 anos do Benedito Bentes, celebrados em 2016. A edição especial do espetáculo, que é fruto de uma parceria entre a Fundação Municipal de Ação Cultural e o Ministério da Cultura, foi apresentada no bairro no dia 20 de janeiro.


FESTIVAL DE BUMBA MEU BOI

O tradicional festival é realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural. O evento, que chegou na 24ª edição em 2016, acontece em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió. Nesse ano, o festival contou ainda com apoio cultural do banco Bradesco e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Durante duas noites, 12 grupos de bumba meu boi que integram a Série B e mais outros 10 da Série A se apresentaram na arena montada no estacionamento público de Jaraguá. Cada grupo levou ao local aproximadamente 100 integrantes de comunidades como Jacintinho, Ponta da Terra, Jatiúca, Cruz das Almas, Poço, Vale do Reginaldo, Conjunto Joaquim Leão e Conjunto Virgem dos Pobres.


FESTEJOS JUNINOS

Em 2016, a tradição dos festejos juninos de Maceió esteve mantida com o a realização do concurso de quadrilhas Forró e Folia, promovido pela Fundação Municipal de Ação Cultural em parceria com a Organização Arnon de Mello – Tv Gazeta. Durante praticamente todo o mês de junho, grupos de diversos bairros de Maceió e de vários outras cidades do Estado se apresentaram numa estrutura montada no ginásio do Sesi, localizado no Trapiche. A iniciativa envolveu ainda o concurso de coco de roda, uma das principais manifestações culturais de Alagoas.

MÊS DAS TRADIÇÕES POPULARES

O projeto Ações Culturais Para Maceió, fruto de um convênio entre o Ministério da Cultura e a Fundação Municipal de Ação Cultural, realizou uma programação especial dedicada ao Mês das Tradições Populares, em agosto. O evento aconteceu durante quatro sábados, teve como cenário a Praça Afrânio Jorge, popularmente conhecida como praça da faculdade, e contou com apresentações de cultura popular, música erudita, forró e MPB.

SAURÊ PALMARES

A edição desse ano do Saurê Palmares envolveu diretamente  mais de mil artistas em sua programação. A programação contou com palestras de afroempreendedorismo no Centro Cultural Arte Pajuçara e shows de grupos de arte e de cultura popular, por exemplo. As apresentações artísticas aconteceram em palco montado exclusivamente para o evento, na praça Deodoro, no Centro de Maceió. Os selecionados foram o Afroafoxé; Afro Mandela; Afoxé Odo Iyá; Orquestra de Tambores de Alagoas; Luiz de Assis e o artista performático mineiro Babilak Bah.  A programação também contou com a “A Rota do Saurê”. Mais de 30 grupos de cultura popular realizaram apresentações simultâneas em 15 tablados montados na área central da cidade. Afoxé Povo de Exu, Boi Águia de Ouro, Maracatu do Grupo de Folguedos e Danças Prof. Pedro Teixeira e Maculelê Yá Capoeira estiveram entre as atrações de cultura popular.


GIRO DOS FOLGUEDOS

O Projeto Giro dos Folguedos, realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), promoveu diversas edições durante o ano de 2016 reunindo dezenas de grupos de cultura popular para apresentações públicas em tablados de forma simultânea. O projeto fez parte da programação do Mês das Tradições Populares, em agosto, do Mês da Consciência Negra, em novembro e também integrou os festejos natalinos de Maceió. A última edição do ano aconteceu em 17 de dezembro, no Corredor Vera Arruda e na Praça Afrânio Jorge, conhecida popularmente como Praça da Faculdade.


RÉVEILLON

Em Maceió, a virada do ano foi comemorada com show pirotécnico na orla marítima da capital, entre as praias de Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Cruz das Almas. Quatro balsas foram utilizadas para lançamentos dos fogos de artifício, além de um ponto fixo nas ruínas do antigo clube Alagoinhas. Seis toneladas de fogos foram garantiram o espetáculo, que durou 12 minutos em sincronia com músicas de artistas alagoanos.

 

2017

CARNAVAL 2017
A Prefeitura de Maceió promoveu mais uma vez o Carnaval descentralizado. Em 2017, a Fundação Municipal de Ação Cultural organizou os festejos em oito polos distribuídos nos bairros do Pontal da Barra, Ponta Grossa, Jacintinho, Benedito Bentes, Fernão Velho, Bebedouro, Ipioca e Pajuçara. A programação contou com apresentações de grupos de bois, frevo e desfiles de escola de samba e shows de vários gêneros musicais.

XANGÔ REZADO ALTO
A sexta edição do projeto Xangô Rezado Alto aconteceu no dia dois de fevereiro no Centro de Maceió. A programação contou com apresentações de grupos de afoxé, maracatu e orquestras de percursionistas, além de um cortejo que percorreu ruas do Centro.  O evento tem como principal finalidade o combate à intolerância religiosa, lembrando o episódio que ficou conhecido como “Quebra de Xangô” – quando, em 1912, casas de culto afro religiosos de Maceió e do interior de Alagoas foram invadidas e destruídas.

GIRO DOS FOLGUEDOS – MULHERES
Em março, a Fundação Municipal de Ação Cultural realizou uma edição especial do projeto Giro dos Folguedos, no Centro de Maceió, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Três folguedos se apresentaram em um tablado montado na Rua do Comércio: o Pastoril Estrela de Belém, as Baianas Flor do Bairro (Baianas do Pontal) e o Grupo feminino do Maculelê Yá Capoeira. A iniciativa é fruto de um convênio entre a Prefeitura de Maceió e o Ministério da Cultura.

FESTIVAL DE BUMBA MEU BOI 2017
O tradicional festival é realizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural. O evento, que chegou na 25ª edição em agosto de 2017, acontece em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió. Durante duas noites, 22 grupos de bumba meu boi se apresentaram na arena montada no estacionamento público de Jaraguá.

FLIPONTAL
A primeira Festa Literária de Maceió aconteceu em um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital alagoana: o Pontal da Barra, às margens da Lagoa Mundaú, entre os dias 30 de agosto e 2 de setembro de 2017. O evento, realizado por meio de uma parceria entre Prefeitura de Maceió, Associação Cultural Lagoa do Sul e Associação dos Artesãos do Pontal da Barra, promoveu mesas de debates, palestras, oficinas, saraus literários, exposições, feira de livros, desfile de moda e apresentações musicais.

GIRO DOS FOLGUEDOS
O projeto Giro dos Folguedos retornou, em outubro de 2017, com um cortejo que percorreu a Avenida Silvio Carlos Viana, a famosa Rua Fechada, na Ponta Verde. O evento integrou a programação de abertura da campanha Maceió Rosa, que promoveu uma série de ações para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama ao longo do mês de outubro. Dezenas de folguedos de capoeira, guerreiro, pastoril e afoxés participaram do cortejo e se apresentaram em cima de tablados montados na orla marítima de Maceió ao longo do mês de outubro.

FORRÓ DE VERA
A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), realizou a primeira edição do Forró de Vera com a participação de bandas e artistas solo que trabalham com a autêntica música nordestina. O evento aconteceu no Corredor Vera Arruda, localizado na Jatiúca, nas quatro sextas-feiras de outubro e integrou a programação oficial da campanha Maceió Rosa.

MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Ao longo do mês de novembro, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), realizou uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. A programação comemorativa contou com apresentações do espetáculo Os Filhos do Céu e Os Corações de Tambor, do projeto Em Cantos Africanos, contemplado com o Edital das Artes Eris Maximiano, e com os eventos Vamos Subir a Serra, Saurê Palmares e Encontro de Maracatus de Baque Virado, realizados na Praça Multieventos, localizada na orla da Pajuçara.

NATAL DOS FOLGUEDOS
Para celebrar ao início dos festejos de fim de ano da capital, a Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), realizou o Natal dos Folguedos. O grande momento do evento foi a inauguração da iluminação de natal, realizada na Praça Gogó da Ema, localizada na orla da Ponta Verde. As apresentações dos grupos de folguedos aconteceram no mesmo local durante os dias 2, 3, 9, 10, 15, 16 e 17 de dezembro.

CONCERTO DE NATAL
A música erudita tomou conta da orla da Pajuçara durante o Concerto de Natal, realizado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) na noite do dia 23 de dezembro. O evento, que aconteceu na Praça Multieventos, contou com apresentações de grupos alagoanos de música clássica.


RÉVEILLON
A tradicional queima de fogos da capital iluminou a noite da virada de ano. O show piromusical (fogos lançados ao ritmo de músicas festivas) aconteceu em cinco pontos da orla marítima e teve duração de 12 minutos. Os fogos foram lançados a partir de balsas posicionadas na enseada da Pajuçara, Alagoinhas e em três pontos da Ponta Verde.


2018

·         Prévias Carnavalescas

·         Carnaval

·         Xangô Rezado Alto

·         I Feira Literária do Graciliano Ramos (FLIGRAÇA)

·         I Feira Literária do Jacintinho (FLIJAÇA) II Feira Literária do Pontal da Barra (FLIPONTAL)

·         São João de Maceió

·         26º Festival do Bumba-Meu-Boi

·         Campanha Maio Amarelo 2018

·         II Edição do Forró de Vera

·         Ações Culturais para Maceió, na Grota da Alegria

·         Ações da Campanha Maceió Rosa, em praças, orla, CRAs e no Saia Arrochada

·         VI Saurê Palmares

·         Festa das Águas

·         II Natal dos Folguedos

·         Show Piromusical no Revéillon


2019


·         Prévias Carnavalescas

·         Carnaval

·         Xangô Rezado Alto

·         São João de Maceió

·         27º Festival do Bumba-Meu-Boi

·         Ações da Campanha Maceió Rosa, em praças, orla, CRAs e no Saia Arrochada

·         VII Saurê Palmares

·         Festa das Águas

·         III Natal dos Folguedos

·         Show Piromusical no Revéillon


2020

·         Batucada Literária, em Jaraguá , em parceria com a UFAL

·         Samba em Jaraguá

·         Rock em Jaraguá

·         Xangô Rezado Alto, na Pajuçara

·         Carnaval de Maceió

 

2017____________________________________________

- Co-dirigiu, filmou e editou o vídeo-documentário “Águas de Oxalá”, sobre a Lavagem do Bomfim, em Maceió

- Diretor de Produção Cultural, da Fundação Municipal de Ação Cultural, de Maceió

2016____________________________________________

-Editou o site Balaio de Fatos.net

- Diretor de Produção Cultural, da Fundação Municipal de Ação Cultural, de Maceió

2015____________________________________________

- Produziu o espetáculo “Pifes & Batuques”, no Teatro Deodoro, que reuniu os jovens músicos Cadú Ávila, Bárbara Moraes, Diogo Silvestre e o Mestre do pífanos, Chau do Pife

- Produziu e dirigiu o vídeo-documentário “Igbaxé – o Segredo da Nossa Força”, que marcou os 15 anos do primeiro grupo de Afoxé de Alagoas: Odô Iyá

- Finalizou a produção e direção do vídeo-documentário Forróqueá, sobre o Forró alagoano a ser lançado em agosto de 2015

- Diretor de Produção Cultural, da Fundação Municipal de Ação Cultural, de Maceió,

- Produziu pela FMAC projetos como: Giro dos Folguedos, Maceió Verão 200 anos de Verão, São João 2014, Reveillon

2014___________________________________________

- Diretor de Produção Cultural, da Fundação Municipal de Ação Cultural, de Maceió

- Produziu pela FMAC projetos como: Giro dos Folguedos, Maceió Verão2014, São João 2014, Reveillon

- Iniciou a produção e direção do vídeo-documentário Forróqueá, sobre o Forró alagoano a ser lançado em agosto de 2015

2013__________________________________________

- Assume a Diretoria de Produção Cultural, da Fundação Municipal de Ação Cultural, de Maceió

- Produziu pela FMAC projetos como: Giro dos Folguedos, Concertos para Maceió, São João 2013, Reveillon

2012________________________________________________

- Eleito Delegado, por Alagoas, na área de Culturas Populares para os Fóruns Nacionais Setoriais de Cultura, organizado pelo Ministério da Cultura, onde foi eleito Suplente da Regional Nordeste

- Produção Executiva e Assessoria de Comunicação do projeto Xangô Rezado Alto, da Universidade Estadual de Alagoas, de Janeiro a maio

- Produção Executiva do espetáculo Encontros, da Cia dos Pés

- Produção Executiva e Assessoria de Comunicação do espetáculo Dentroforaadentro, da Cia dos Pés

- Reformulador do blog da Cia dos Pés, de Telma César, e do projetos Encontros, da mesma companhia

- Assessoria de Comunicação da Cia dos Pés

- Eleito Presidente da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL) em julho

- Assessoria de Comunicação do XIII Nordeste Cantat – Encontro Internacional de Coros

- Assessoria de Comunicação do show de lançamento do CD e gravação do DVD “Linguagem Emocional”, de Benedito Pontes

- Responsável e criador do blog da ASFOPAL: asfopal.blogspot.com

- Responsável pelo blog do projeto 1ª Cavalgada da Liberdade: cavalgadadaliberdade.blogspot.com

- Assessor de Comunicação da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas

2011__________________________________________

- Produção Executiva e Assessoria de Comunicação do projeto Xangô Rezado Alto, da Universidade Estadual de Alagoas, em 2012

- Assessor de Comunicação da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL), desde 2008

- Assessor de Comunicação do show de lançamento do CD single Cada Vez Melhor, da banda Fator4

- Produtor e Assessor de Comunicação do show  Cheiro de Mato, de Chau do Pife

- Assessor de Comunicação do show Urubuano, do cantor Basílio Sé

- Assessor de Comunicação e consultor de Produção do cantor Geraldo Cardoso

- Criador e responsável pelo site www.balaiodefatos.com

- Criador e responsável pelo blog do músico Chau do Pife: chaudopife.blogspot.com

- Assessor de Comunicação da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas

2010__________________________________________

- Assessor de Comunicação da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (DITEAL)

- Produtor e Assessor de Comunicação do projeto Dança-Afro Brasileira nas Escolas, de Edu Passos

- Assessor de Comunicação para o Festival XII Nordeste Cantat (Encontro internacional de Coros)

- Assessor de Comunicação e consultor de produção do cantor Geraldo Cardoso

- Assessor de Comunicação dos músicos Geraldo Cardoso, Chau do Pife e da banda alagoana Fator 4

- Coordenador de Projetos Culturais e Assessor de Comunicação da Casa da Cultura de Paripueira (AL)

- Assessor de Comunicação da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas

2009__________________________________________

- Assessor de Comunicação de Chau do Pife e da banda alagoana Fator 4

- Coordenador de Projetos Culturais e Assessor de Comunicação da Casa da Cultura de Paripueira

- Assessor de Comunicação e consultor de Produção do cantor Geraldo Cardoso

- Assessor de Comunicação da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas

2008__________________________________________

- Produtor, diretor e Assessoria de Comunicação do lançamento do vídeo “Esquenta Muié – 30 anos de pífanos de Alagoas”, sobre os trinta anos de existência da banda de pífanos Esquenta Muié, de Marechal Deodoro-AL e o CD ao vivo “Chau no Capricho” de Chau do Pife

- Assessor de Comunicação da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas

2007___________________________________________

- Produtor e responsável pelo site www.tudoalagoas.com.br

-Coordenador Geral da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, que inclui os Teatros Deodoro e de Arena Sérgio Cardoso

- Editor da Agenda cultural on-line: AGENDA ALAGOAS É MAIS CULTURA

-Produção do Prêmio Incentivo Alagoas em Cena 2006 - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura

-Produção executiva do Festival Música em Cena, do Alagoas em Cena 2006 - Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura

2006____________________________________________

- Assessoria de Imprensa para a Casa de shows Armazém Uzina de Produção

-Assessor de Comunicação e Produtor do Volume II da Coleção Música Popular Alagoana, com o CD Unirversando, do mestre de cultura popular de Alagoas, Verdelinho

- Assessor de Comunicação e Produção Executiva do vídeo-documentário "Rabequiê - a vida e a obra de Nelson da Rabeca", lançado em dezembro e que teve patrocínio do Governo de Alagoas e Algás

2005____________________________________________

-Edição do Guia Ensaio Especial do APL Cultura em Jaraguá, numa parceria com o SEBRAE-AL

-Produtor Executivo do show “Djavan Convida”, na inauguração do Teatro Gustavo Leite, do Centro Cultural e de Exposições de Maceió, em outubro

-Assessoria de Imprensa do 8º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, em outubro, realizado no Centro Cultural e de Exposições de Maceió e no Ginásio do Sesi

-Editor da Revista Pazagora, do Movimento social Paz Agora

-Editor e produtor do Ensaio Guia da Cultura Alagoana

-Assessoria de Imprensa do CD Coletânea QUINTAL de bandas alagoanas

-Site Tudo Alagoas - Criador do site www.tudoalagoas.com.br

- Governo do Estado de Alagoas - Secretaria Executiva de Turismo - Diretoria de Articulação Nacional

Gerente Executivo de Eventos

2004____________________________________________

-CD Música Popular Alagoana Volume I

Produtor e Assessor de Comunicação

-Cria a Produtora cultural Tudomais Produções

-Governo do Estado de Alagoas - Secretaria Executiva de Turismo - Diretoria de Articulação Nacional

Gerente Executivo de Eventos

-Governo do Estado de Alagoas - Secretaria Geral de Governo - Diretoria de Articulação Nacional

Gerente Executivo de Eventos

-Co-produtor e Assessor de Imprensa do Festival “Brisa de Verão”, com a participação de músicos alagoanos. Realizado nas praias de Jatiúca e do Francês, com o patrocínio da Petrobras

2003_____________________________________________

-Teatro Deodoro - Idealizador, Produtor Executivo e assessor de Imprensa do CD Sonho de Criança, em comemoração pelos 25 anos da banda de pífanos Esquenta Muié, da cidade de Marechal Deodoro - AL

-Governo do Estado de Alagoas - Secretaria Executiva de Articulação Externa

Gerente Executivo de Eventos - Foi um dos coordenadores do projeto “Alagoas de Corpo e Alma”, que circulava pelo Brasil divulgando as potencialidades e cultura alagoanas

2001______________________________________________

- Assessoria de Imprensa - Fórum de Iluminação de Ambientes (Maceió)

-Teatro Deodoro - Dirigiu e produziu a Noite dos Mestres, durante as comemorações dos 90 Anos do Teatro Deodoro.

2000 / 2003______________________________________________

-Governo do Estado de Alagoas Secretaria de Estado da Cultura

Diretor de Projetos Especiais / Gerente de Programas da Coordenação de Eventos da quando participou da organização de eventos que abriam espaços para a nova música e arte alagoanas, sempre acompanhado pelo folclore e demais manifestações culturais.

2000_____________________________________________

- Assessoria de Imprensa do Festival Maceió Virou Rock II

-Guia da Cultura Alagoana - Ensaio

Criador e responsável pelo Guia da Cultura Alagoana, Ensaio, o primeiro e único veículo de cadastramento e divulgação de nossa cultura, bastante elogiado em Alagoas e no Brasil até os dias de hoje

1999______________________________________________

-Bandas e grupos de música - Produtor e Assessor de Comunicação de bandas e grupos musicais que “bebiam” na fonte da cultura popular de Alagoas, como o Coco, Guerreiro, emboladas, caboclinho... Assim surgiram as bandas Ôxe e Dr. Charada, que no período em que estiveram sob responsabilidade de Keyler, participaram de diversos eventos nacionais como: Projeto Nordestes, no SESC Pompéia, em São Paulo; Projeto Ensaio Brasil, nos Sesc-Vila Mariana e Pompéia; Festival de Verão, de Salvador (BA); Escalada do Rock, pré-classificatória do Rock in Rio etc...

-Festival Maceió Virou Rock I - Assessoria de Imprensa

1998_____________________________________________

-Rádio Jovem Pan FM- Maceió - Diretor, Produtor e Assessor de Comunicação do Programa Zona Privada

1997_____________________________________________

-Assessoria de Comunicação do Encontro Nacional de Estudantes de Medicina (ECEM)

-Assessoria de Comunicação da Pró-Reitoria de Extensão da UFAL

1995____________________________________________

-Rádio Gazeta FM - Produtor do Quadro Dicas

1993 – 1994______________________________________

Rádio Maceió FM

-Programa Galera da Hora

Colaborador

Rádio Maceió FM

- Diretor e Produtor e Assessor de Comunicação do Programa Rádio Alternativa

1994 – 1998______________________________________

Formação: Bacharelado em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Alagoas.


Links: 

http://asfopal.blogspot.com/2012/

http://cojira-al.blogspot.com/2015/05/afoxe-odo-iya-15-anos-exaltando-cultura.html

http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=279012

https://painelnoticias.com.br/geral/32469/associacao-dos-folguedos-populares-de-alagoas-empossa-nova-diretoria

http://www.agendaa.com.br/negocios/gente-e-gesto/362/2013/12/31/como-vinicius-palmeira-mudou-o-cardapio-cultural-de-maceio

https://www.historiadealagoas.com.br/tororo-do-rojao.html

https://tribunadosertao.com.br/2014/08/seminario-da-cultura-alagoana-e-realizado-em-maceio/

https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/guerreiro-pastoril-e-baianas-se-apresentam-no-deodoro

http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticia/item/4519-documentario-esquenta-muie-sera-exibido-no-cinema-das-alagoas

http://www.izp.al.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/2011/julho-2012/keyler-simoes-e-entrevistado-no-201cespaco-livre201d

http://primeiraedicao.com.br/noticia/2019/08/29/confira-a-programacao-do-27-festival-de-bumba-meu-boi

http://www.tvoops.net.br/noticia/757/reveillon-prefeitura-apoia-eventos-em-seis-pontos-de-maceio

https://www.alagoasboreal.com.br/noticia/5b5b4aa077b5b4529a6f8aa7/documentario-de-keyler-simoes-conta-a-historia-da-banda-de-pifanos-de-origem-indigena-esquenta-muie

http://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=271958

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Informativo Balaio de Fatos - 04